Onde está a Paz?

20 - LIVRO PAZ.jpg

A “Cultura de Paz e Não Violência” pode fazer parte do cotidiano escolar dos estudantes por meio do livro: “Onde está a Paz?”, do escritor André Barreto. Em linguagem infantojuvenil, a obra faz uma conexão da literatura, em domínio público, do escritor José Bento Monteiro Lobato com o “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência”, criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), agência especializada das Nações Unidas (ONU).

 

A obra procura motivar os leitores, sejam eles crianças ou adolescentes, em um compromisso de seguir seis princípios básicos para a construção da paz em nosso mundo: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta, e redescobrir a solidariedade.

 

Para ensinar sobre a PAZ: Na história do livro, o Picapau Amarelo, ao descobrir e tomar posse de uma goiabeira secreta na floresta, age de uma maneira desagradável quando se sente ameaçado por um pequeno Beija-flor-de-topete-azul, chamado Zazú. O que ele não esperava era o aparecimento repentino de uma Pombinha mensageira, conhecida como Purezinha, que o leva em uma viagem de descobertas e reflexões sobre o poder da “Cultura de Paz e Não Violência”, baseado nos princípios da UNESCO e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Um tema essencial

Para o autor, André Barreto, o livro propõe uma importante reflexão sobre a “Cultura de Paz e Não Violência” atualmente, principalmente no ambiente escolar. A fantasia do “Sítio do Picapau Amarelo” torna-se um elemento essencial no enredo que aborda questões globais sobre a paz e ações que podem ser exercidas na escola, em casa, na cidade, no bairro, entre amigos e familiares. O livro visa combater a violência, o bullying e resgatar valores como respeito, amizade, empatia e solidariedade”, diz o escritor. 
24 - PAZ.jpg
12 - LIVRO.jpg
25 - PAZ.jpg
26 - PAZ.jpg

Na escola 

O livro “Onde está a paz” é ideal para apresentar os princípios básicos para a construção da paz em nosso mundo: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta, e redescobrir a solidariedade.

 

Pode ser aplicado em atividades de leitura e pedagógicas, além de projetos e ações em prol da cultura de paz dentro da escola. Leitura indicada para estudantes a partir do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Sua leitura também é apropriada para adolescentes e adultos, visto a relevância do tema apresentado.

 

Veja o vídeo