Pereirões em uma incrível viagem

por Monteiro Lobato

16 - PEREIRÃO.jpg

“Pereirões - Uma incrível viagem por Monteiro Lobato” é um livro criado em homenagem aos bonecos gigantes que animam o carnaval do município de Monteiro Lobato há quase 80 anos e que representam uma das principais manifestações folclóricas do Estado de São Paulo e Vale do Paraíba.

 

Em linguagem infantojuvenil, o livro transformou os bonecos gigantes em narradores da história do município e de suas principais características culturais. Os elementos lúdicos foram incorporados em uma narrativa fantástica a fim de preservar a essência dos bonecos. “É uma forma da criança aprender brincando, além de preservar essa importante manifestação folclórica entre as novas gerações”, disse o escritor André Barreto.

 

O livro faz parte da coleção “BrincaTurismo” da ABRA LITERATURA. De maneira totalmente personalizada, a história local é transformada em livro para crianças, com elementos que introduzem a importância da cultura e do turismo para o desenvolvimento e preservação da história de uma cidade.

Bonecos gigantes viraram livro

Considerados como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, pela Comissão Paulista de Folclore, os bonecos Pereirões são apresentados em todos os carnavais do município de Monteiro Lobato. Os primeiros registros da festividade são do ano de 1935. Na década de 1950 os bonecos já eram muito populares e já tinham a aparência tradicional. Eles são feitos de jacás (cestos de bambu) e possuem grandes cabeças, grandes braços e roupas coloridas.

 

Para dar movimento aos bonecos, crianças e jovens entram dentro dos cestos, dando grande altura aos personagens. A manifestação é espontânea e mobiliza toda a comunidade. A farra dos Pereirões conta com batucada e envolve muitas pessoas que cuidam da preservação desta importante cultura popular.

 

36 - PEREIRÕES.jpg
39 - PEREIRÕES.jpg
38 - PEREIRÕES.jpg
37 - PEREIRÕES.jpg

Na escola 

O livro “Pereirões - Uma incrível viagem por Monteiro Lobato” é ideal para ações de leitura e atividades pedagógicas sobre histórica local, valorização da cultura e importância do turismo. Pode ser trabalhado com estudantes a partir do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Sua leitura também é apropriada para adolescentes e adultos.