Família Murikito

18 - MURIKITO.jpg

Dizem que nós, seres humanos, somos descendentes dos primatas. Talvez por isso, existam tantas semelhanças com tais mamíferos, seja pela aparência física, como também pela grande inteligência. Entretanto, o que podemos dizer, com absoluta certeza, é que ambos pertencem à natureza.

 

O livro “Família Murikito - História e natureza de São Francisco Xavier” tem como narradores quatro macaquinhos da espécie Muriqui. Eles fazem uma divertida viagem pela história, cultura e natureza do Distrito de São Francisco Xavier, um paraíso natural pertencente a cidade de São José dos Campos-SP. Com muita sabedoria, eles mostram que o mundo da floresta é tão importante e mágico quanto o mundo da cidade, onde humanos e animais podem e devem viver em paz e harmonia. 

 

De galho em galho e com o cenário fantástico da Serra da Mantiqueira, os Muriquis mostram para as novas gerações a importância de preservar a natureza, as árvores, os rios, e os animais que correm o risco de extinção.

Sobre os Muriquis

O muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), presente na Serra da Mantiqueira, é o maior primata das Américas. A espécie entrou em 2019 na categoria de "criticamente ameaçada de extinção", segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.

 

Eles são considerados um dos maiores “restauradores da floresta”, pois, em apenas um dia, os muriquis pode dispersar sementes de até oito espécies de plantas. Com isso, os macacos ajudam a conservar a Mata Atlântica, que abriga mananciais de água potável que abastecem os grandes centros urbanos do sudeste do Brasil.

 

42 - MURIQUI DO SUL.jpg
46 - MURIKITO.jpg
47 - MURIKITO.jpg
48 - MURIKITO.jpg

Na escola 

O livro “Família Murikito - História e natureza de São Francisco Xavier” é ideal para ações de leitura e atividades pedagógicas sobre história, natureza, fauna, flora, animais em extinção e proteção ao meio ambiente. Pode ser trabalhado com estudantes a partir do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Sua leitura também é apropriada para adolescentes e adultos.