CAPA NOTÍCIA.jpg

Tia Nastácia ganha releitura para explicar e combater os tipos de preconceitos para crianças e adolescentes

Livro do escritor André Barreto, aborda questões raciais, religiosas, capacitismo, bullying, entre outros tipos de preconceitos

No dia 09 de novembro de 2024, aconteceu em Monteiro Lobato, interior de São Paulo, o lançamento do livro infantojuvenil “Tia Nastácia explica o que é preconceito”, uma releitura livre da obra de José Bento Monteiro Lobato, elaborada pelo escritor André Barreto. A obra foi distribuída gratuitamente para todas as crianças do município durante a “Semana da Literatura Infantil”.  

Quem foi Tia Nastácia: Ela realmente existiu e morou na Fazenda Buquira entre os anos de 1911 até 1917, quando era responsável por cuidar dos filhos do escritor José Bento Monteiro Lobato e sua esposa Purezinha. As crianças se chamavam: Marta, Guilherme, Edgard e Ruth.

 

Casada com Ezaú, Nastácia foi a única personagem da história do “Sítio do Picapau Amarelo” que viveu no mundo real e foi “transferida” para o mundo da literatura. Sua presença nos livros infantis marcou a memória de milhões de brasileiros e já esteve presente em discussões sobre racismo em sua obra original.

 

Uma releitura necessária: Tia Nastácia ganha nesta releitura um protagonismo especial, tamanha a sua importância para a literatura infantil brasileira. Ela passa a explicar para as crianças questões que abordam diversos tipos de preconceitos: racial, religioso, capacitismo, bullying, entre outros. Trata-se de uma forma de dialogar com a nova geração sobre temas essenciais e que estão presentes na vida de todos. Na obra, além de ilustrações inéditas, há uma foto da verdadeira “Tia Nastácia”. 

TIA NASTÁCIA.jpg

A verdadeira "Tia Nastácia". Registro do ano de 1913 em Buquira.

ANDRÉ BARRETO.jpg

O escritor André Barreto.

Na escola: O livro “Tia Nastácia explica o que é preconceito” fará parte das atividades da Secretaria Municipal de Educação de Monteiro Lobato, que deve adotar o material como conteúdo pedagógico e de ensino sobre os diferentes tipos de preconceitos.

 

Sobre o autor: André Barreto é natural de Monteiro Lobato, interior de São Paulo. É jornalista, escritor, autor de onze livros infantis e pesquisador da cultura e do folclore do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Por meio das palavras e de ilustrações, desenvolve projetos, livros e cartilhas para a área da educação com temas que abrangem história, meio ambiente, geografia, turismo, tecnologia, cultura de paz, ODS, combate ao bullying e formação de novos leitores.